sábado, 19 de setembro de 2015

As Mil e Uma Noites de Korsakov

REPRODUÇÃO DA INTERNET

Há alguns dias a novela turca "Mil e Uma Noites" terminou na Rede Bandeirantes. Fazia um bom tempo que eu não acompanhava com tanta dedicação uma história. Embora eu adore assistir novelas (sou noveleira mesmo!), mas ultimamente não tenho muito saco para segui-las, a não ser que a história seja muito envolvente, com narrativa rápida e com poucos personagens. Entretanto não quero falar sobre esta série turca, mas sim sobre sua trilha sonora que me chamou muita atenção.

A trilha sonora instrumental da novela é muito bonita e foi baseada na obra "Scheherazade" do compositor russo Nicolai Rimsky Korsakov. Em inúmeras passagens da série turca é possível escutar trechos da obra de Korsakov, como, por exemplo, nos momentos em que o personagem Onur (Halit Ergenç) escuta um CD da peça musical, enquanto pensa em sua amada e/ou na cena final em que narram um resumo do livro "As Mil e Uma Noites" e fazem um paralelo com a história da novela.




Scheherazade é uma suíte sinfônica composta há mais de 120 anos por Korsakov e foi baseada no livro "As Mil e Uma Noites". A série de movimentos desta obra é algo espetacular. Não encontro palavras para descrever a imensa beleza. Talvez exista alguma palavra apropriada em alemão. Os alemães são bons nisso. 

A obra começa com movimentos graves, taciturnos e desesperadores progredindo para uma melodia mais sensual e delicada, intercalando com movimentos mais dramáticos e líricos, chegando a conclusão mais romântica e pacífica, nos possibilitando o direito de imaginar as cenas com os personagens. Além disso, é impressionante a genialidade musical de Korsakov quando ele permite que todos os instrumentos tenham voz própria. É um majestoso agrado aos ouvidos. Como não sou conhecedora de música clássica, aqui segue o link de uma perfeita análise desta obra



Além de Korsakov, outra música clássica aparece com destaque na novela turca. "Sarabande" do compositor barroco germânico Händel sempre marcava presença em cenas de grande dramaticidade. Para título de curiosidade, esse tema também fez parte da trilha sonora do famoso filme "Barry Lyndon" de Stanley Kubrick.

Abaixo seguem alguns temas feitos para a novela: 










Espero que tenham gostado e como puderam ver, as vezes, novela também é cultura rsrsrs. Agora preciso urgentemente seguir os passos do personagem Onur e ler os contos das Mil e Uma Noites enquanto escuto simultaneamente a belíssima "Scheherazade" de Korsakov. Vai ser uma bela viagem ao oriente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário